E-Mail Marketing: aprenda o que é e como fazer
23
fevereiro

E-Mail Marketing — O e-mail marketing é uma ferramenta muito poderosa tanto para melhorar o relacionamento entre cliente e loja virtual, como para aumentar a conversão. Quando sua mensagem chega na caixa de entrada do cliente, ele lembra que a sua loja existe. Não é como uma loja física que ao passar naquela rua, ou na frente da loja o cliente lembra que quer comprar naquela loja. É uma loja virtual, então dificilmente os clientes acessam seu site por acaso, eles precisam lembrar que a empresa existe.

Uma ótima forma de fazer o cliente ter essa lembrança é enviando e-mails, trabalhando da forma certa você pode fazer com que seu e-mail marketing seja mais do que uma lembrança que a sua loja virtual existe. Seu e-mail marketing pode ser a sua conexão com seu cliente e possíveis clientes. Para você enviar e-mail marketing é necessário uma ferramenta que envie e-mails para muitos endereços. Jamais faça isso diretamente do seu e-mail.

Vantagens do e-mail marketing

Resultados reais: você pode medir o resultado da sua campanha de e-mail marketing avaliando quantas pessoas abriram seu e-mail, quantas pessoas clicaram no seu e-mail, você também consegue saber quantas pessoas chegaram no seu site através do seu e-mail e quantas compraram. Ou seja, você pode medir todas as coisas e ir melhorando, primeiro gera mais abertura do e-mail, em seguida mais cliques/visitas no site e depois, mais vendas.

Facilidade de comunicação: envie seu e-mail marketing de um remetente que aceite respostas, então sempre que seus clientes tiverem necessidade eles vão saber que para entrar em contato com você, basta responder aquele e-mail. Não precisa de protocolos ou chamados, basta responder um e-mail e ter um atendimento. E a melhor parte disso tudo, você envia o e-mail marketing apenas para quem aceitou receber seus e-mail, então quem recebe seu e-mail marketing é porque quer receber. Isso torna sua audiência qualificada.

E-mail marketing x spam

Quem envia e-mails sem autorização do destinatário, envia SPAM. Spam é empurrar algo que as pessoas não querem, se algúem não se cadastrar para receber sua newsletter, não envie seus e-mails para essa pessoa, quem não se cadastra, é porque não quer receber seus e-mails, fim. Quando você envia seu e-mail marketing apenas para quem aceitou receber, você tem uma audiência qualificada. O spam é o mal uso do e-mail marketing.

Fique atento, você vai receber ofertas de listas e-mails de pessoas qualificadas para o seu negócio, comprar essa lista vai até parecer correto, mas não faça isso. O retorno é baixíssimo, para cada pessoa que ler seu e-mail, você terá duzentas pessoas zangadas com a sua empresa, além do risco de ser barrado dos principais provedores e ter seu site tirado do ar. Enfim, não se iluda com o baixo preço dos e-mails, o custo do e-mail marketing através de Spam, acaba sendo muitas vezes maior do que o eventual benefício.

E-mail marketing que funciona – opt-in

Opt-in é o processo no qual as pessoas consentem em receber sua comunicação e fornecem o seu endereço de e-mail. A diferença é fundamental, você está se dirigindo à pessoas que aceitam ouvir o que você tem a dizer e que, além disso, sabem que a qualquer momento podem fechar o canal de comunicação com um simples clique (opt-out). Em todos os e-mails que você enviar deve existir a opção se descadastrar, para não receber mais e-mails daquela lista. O cliente não está bloqueando os e-mails enviados pela sua empresa, apenas saindo da sua lista de e-mail marketing.

Newsletter: a principal ferramenta do e-mail marketing

Uma newsletter é um boletim periódico enviado regularmente aos seus clientes e visitantes, através do e-mail. O objetivo da newsletter é manter o nome de sua empresa vivo na mente do cliente, além de apontar sempre o caminho para o seu site. Lembrando que para que o cliente queira abrir a sua newsletter ela precisa conter alguma informação do interesse do cliente, não apenas promoções. Podem ser dicas sobre como usar o produto, notícias do mercado do seu produto, por exemplo, uma loja virtual de moda, envia na newsletter as tendências da estação. Já um e-commerce pet shop, envia dicas de como cuidar dos seus bichinhos.

Etapas na implantação do e-mail marketing

Você pode optar por terceirizar o programa de e-mail marketing, o que eliminaria muitas das etapas seguintes, porém levando-se em consideração os custos e o fato que os seus clientes são o seu patrimônio mais importante, provavelmente você desejará ter o controle total do processo. Para isso, as principais etapas são:
1. Montar a infra-estrutura: Coloque no seu site campos de captura de e-mails para quem quiser receber seu e-mail marketing, pense em formas de fazer essa tarefa, de deixar o e-mail no seu site, ser interessante. Ofereça descontos, promoções exclusivas, conteúdos atraentes. Ofereça coisas que você realmente consiga entregar quando enviar sua newsletter. Essa também é a hora que você contrata a ferramenta de envio de e-mail.

2. Montar as listas de e-mails: Agora é a hora de criar uma lista com todos os e-mails que as pessoas estão deixando no seu site. Se na hora que a pessoa cadastra o e-mail no seu site ela precisa responder alguma pergunta como masculino/feminino, loira/morena/ruiva/afro isso pode te ajudar a segmentar a sua lista. Assim você já vai separando, não vá enviar e-mail oferecendo shampoo para pessoas carecas, nem bacon para vegetarianos. Se na hora que as pessoas deixam o e-mail no seu site não respondem nenhuma pergunta, você vai precisar usar outras formas para descobrir em qual lista cada e-mail se encontra, talvez uma breve pesquisa resolva. Dê forma alguma tente fazer isso adivinhando, em que tipo a pessoa se enquadra.

3. Adquirir/Utilizar software de envio: No início a sua lista vai ser pequena, mas mesmo assim é necessário investir em um software de e-mail marketing. Mais que enviar para muitas pessoas ao mesmo tempo, essa ferramenta te permite ver quem abriu, quem clicou no seu e-mail. Você também pode fazer testes com assuntos de e-mails, onde o sistema envia para, por exemplo, 10% da sua lista os e-mails, 5% recebe com o assunto 1 e os outros 5% recebem com o assunto 2. Depois automaticamente, é enviado para os outros 90% da lista, o e-mail com o assunto que teve mais abertura.

4. Criar conteúdo de qualidade: Não envie e-mails com promoções diárias, envie e-mails quando você realmente tiver algo para contar para os seus clientes, os produtos novos, o frete grátis nas compras acima de R$150. Não envie só produtos e promoções, envie conteúdos, mesmo que só um paragráfo, com algo que pode ajudar seus clientes. Esse conteúdo precisa ser condizente com o que você vende no seu site, não envie receitas se a sua loja virtual vende artigos esportivos.

5. Fazer acompanhamento do e-mail marketing: Saiba se você está atingido os resultados, veja os números, taxa de abertura, cliques, descadastramentos. Pois assim você vai conseguir ir moldando seu e-mail marketing para cada vez mais ser exatamente o que o seu cliente precisa. Por exemplo, no dia que você enviou a foto de um gatinho, teve mais cliques no link do que no dia que você enviou a foto de um cachorro.
A arte de ganhar dinheiro com o e-mail marketing contém muitos testes, pois o que dá certo para uma loja virtual, nem sempre dá certo para outras lojas virtuais. Então você precisa ficar o tempo inteiro testando. Cada loja tem seu tipo de púbico e sua forma de se relacionar com ele. Teste layouts diferentes, conteúdos diferentes, e assim aos poucos você vai pegar o jeito e vai ter um púbico engajado que quer receber o e-mail da sua empresa.

Por Bruna Martins, no site eCommerce.org

Leave Comments

*Required Field
*
*
*

Cansado de bloqueios

Quer uma ferramenta que atenda você de verdade?