“cerebro”

Na revista de domingo do Jornal O globo, no dia 30 de agosto, saiu uma matéria interessante sobre a pesquisa do Instituto Informa, encomendada pela Agência de publicidade Binder/FC+M, sobre o comportamento dos jovens na internet de 16 a 18 anos das classes A e C.

A pesquisa confirma que independentemente da classe social, os jovens interagem praticamente da mesma forma com a rede. É a democratização do mundo digital. Um dado importantíssimo é que os jovens de ambas as classes navegam em maioria por conexão banda larga (87% dos jovens classe A e 83% dos da classe C). E para derrubar a visão dos pessimistas, segundo a pesquisa, na classe A, 86% acessam a internet de suas casas e na classe C, são 67% que usam a rede de casa. Além disso, a frequência diária da navegação ganhou de longe! Na classe A, 72% dos jovens acessam diariamente, e na C, 60% dos jovens.

É claro que entre os jovens, as redes sociais são uma verdadeira febre. Os sites mais visitados são o orkut, youtube e MSN. Que bom! Só confirma o que eu vejo todo dia lá em casa com meus filhos, que acessam diariamente o orkut, conversam com os amigos pelo MSN (com uso do microfone e webcam), assistem vídeos no Youtube a ainda jogam online com “a galera” que se encontra dentro de um jogo, para combater dragões e salvar castelos. Ah! Tudo isso ao mesmo tempo, através de várias janelas abertas no computador. Tem coisa melhor pra eles? No meu tempo (e não sou tão velha assim) o máximo que eu podia fazer era ligar a noite para algumas amigas (uma de cada vez) e aguentar as reclamações da minha mãe com o gasto na conta telefônica. Hoje em dia, o relacionamento deles com os amigos é muito maior, mas a minha conta de telefone é bem menor que dos meus pais. Nada como um pacote de dados barato para salvar o mês.

Retornando a pesquisa, fica fácil responder o que os jovens estão procurando na rede: interação com seus amigos, alguns virtuais e outros que fazem parte da rotina off-line deles. Lógico!

A questão mais polêmica está relacionado ao uso do e-mail. Os números revelam que os jovens fazem pouco uso do e-mail, preferindo trocar mensagens pelo Msn ou Orkut. Sobre este ponto, eu gostaria de fazer uma consideração importante. Os jovens da pesquisa revelam que procuram um diálogo em tempo real com seus amigos. Querem enviar uma pergunta e receber uma resposta imediata. O e-mail realmente não é a ferramenta mais apropriada, já que agora existem outras mais ágeis em termos de interação.

Fiquei espantada com a seguinte frase da matéria: ” Para eles, email é coisa velha, do tempo dos pais”. Lá vem a mídia com aquelas previsões catastróficas que no passado anunciaram o fim dos jornais, das rádios e até da TV com a internet.

A análise só está baseada em números sem entender o comportamento com mais profundidade. Os jovens usam muito as redes socias, e os adultos também! Eu, por exemplo, tenho Orkut, Msn, Skype, Facebook, Multiply, Plaxo, Twitter e no passado usei até o falecido Second Life.

Cada ferramenta tem um uso diferente. Então, nada de previsões alarmantes. Pra começo de conversa, para fazer uso de todas as ferramentas de redes sociais o internauta (criança, adolescente, jovem, adulto, ou idoso) precisa cadastrar um e-mail válido. Pronto, precisa dizer mais alguma coisa? O internauta jovem pode acessar com menor frequencia a sua caixa de e-mail, mas acessa em algum momento, nem que seja para receber suas notas do colégio, trabalhos em grupo ou receber ofertas do seu game preferido. E pode ter certeza que quando ele entrar para o mercado de trabalho, o e-mail será uma de suas ferramentas de produtividade mais importantes.

Cabe as empresas descobrir como se relacionar bem com esse público jovem, fazendo uso de todas as formas de comunicação disponíveis no mundo online. É o antigo conceito do mix de marketing. Nem e-mail marketing e nem redes sociais, faça uso das duas mídias e outras como o adwords, banners, blogs e o que mais vier por aí.

Leave Comments

*Required Field
*
*
*

Fale conosco

Suporte
(21) 3328-8187
suporte@email2b.com

Comercial
(21) 3328-8187
comercial@email2b.com

Endereço
Av. Paisagista José Silva de Azevedo Neto, 200 - Bl5 - 424 Barra da Tijuca, Rio de Janeiro - RJ - CEP 22775-056

Cansado de bloqueios

Quer uma ferramenta que atenda você de verdade?