“”
As tecnologias de recebimento de e-mail, permitem optar entre dois padrões de criação de um e-mail marketing: no formato Texto ou no formato HTML.
Um E-mail no formato Texto é feito da forma tradicional que utilizamos para nos corresponder no dia-a-dia, simplesmente descrevendo o conteúdo da mensagem na tela de edição do e-mail, escolhendo o destinatário e enviando, ou seja, um texto puro e sem formatação.
Da mesma forma que é criado e visto pelo destinatário, um texto “puro”(sem imagens) pode ser interpretado diferentes formas nos servidores de e-mail dependendo da sua configuração.
Quando criamos um e-mail utilizando uma linguagem de programação, no caso do e-mail o HTML (Hypertext Markup Language, que significa Linguagem de Marcação de Hipertexto), temos uma liberdade maior, gerando milhares de possibilidades, como por exemplo o uso de Imagens no corpo da mensagem, Tabelas, e até mesmo Links, onde caso o destinatário interaja no e-mail seja direcionado para uma pagina na Web.
Mas nem tudo é maravilha, alguns comandos dessa linguagem de programação podem ser considerados pelos servidores de e-mail como maliciosos e são bloqueados pelos mesmos. Por isso devemos tomar alguns cuidados.
Alguns programadores fazem um e-mail em HTML como se estivessem construindo um Website, utilizando erroneamente todos os recursos do HTML, e até mesmo outras linguagens.
Para criar que um e-mail em HTML seja bem recebido nos servidores dos destinatários, deve-se utilizar comandos básicos de uma edição em HTML: tabelas, formatação de fonte e inserção de imagens e links.
Um pequeno exemplo que pode ser mau visto pelo servidor:
“”
Observe na figura acima que utilizei um comando simples em CSS para alterar o tipo de letra e causar um efeito no link onde caso o usuário passe o mouse sobre o link apareça um sublinhado a palavra.
No caso de uma pagina para a Web esse efeito funcionará perfeitamente, mas já no e-mail isso é relativo, pois em alguns servidores o uso de comandos CSS é considerado código perigoso e é substituído no recebimento por códigos mais fáceis de serem lidos pelo servidor.
Outro detalhe importante que as vezes é esquecido por programadores é o mapa de caracteres utilizado, onde temos 2(dois) padrões mais utilizados que são o UTF-8 e o ISO-8859-1 que podem ter resultados totalmente diferentes quando utilizados erradamente. É recomendado que se utilize o padrão ISO-8859-1, pois é o mapa padrão de recebedores de e-mail . A utilização do mapa UTF-8 pode causar falhas da interpretação dos caracteres do código como acentos, cedilha, etc.
Concluindo, a criação de um e-mail marketing em HTML consiste de comandos básicos do HTML, sim! Mas que se forem bem utilizados podem ter render muitos bons Frutos!
Espero ter ajudado e estarei a disposição caso haja dúvidas
Sucesso e Bons envios!