A Microsoft anunciou o webmail Outlook.com. Como novidade, prometem uma interface mais bonita, rápida e com integrações com Twitter, Facebook, Office, Skype e Skydrive. E o serviço está sendo bastante procurado, já que em apenas seis horas, mais de 1 milhão de contas foram criadas no novo serviço (dados da Microsoft).

Quem quiser usar o serviço tem três opções: criar uma conta do zero (para quem não possui conta Hotmail.com); migrar do webmail Hotmail.com para o Outlook.com mantendo o seu antigo e-mail (aqui, apenas a Interface de navegação muda) ou; criando também um novo ID Outlook.com, recebendo, na mesma caixa de e-mail, as mensagens da conta nova e da conta antiga.

Para os gestores de marketing digital, fica a pergunta: será que esta mudança trará problemas para o mercado de e-mail marketing?

Para aqueles que migrarão apenas de webmail, mantendo a conta Hotmail antiga, nada muda para os enviadores de e-mail marketing, senão a Interface que o destinatário terá disponível para checar seus e-mails. Em testes, constatamos que a migração de interface é instantânea, como quando o Yahoo ofereceu uma opção ao seu Classic Mail.

O problema está justamente em quem pretende, além de migrar de webmail, obter uma nova ID do Outlook: o usuário, durante o processo, pode optar por receber os e-mails de sua antiga conta do Hotmail na mesma caixa de entrada ou em uma pasta separada (a mesma tela terá a inbox e uma pasta com outro nome). É aí é que está o problema: isto pode afetar sua entregabilidade, suas taxas de abertura e seus resultados de conversão em e-mail marketing.

A lógica é a seguinte: uma vez que o destinatário migrou também seu ID, mesmo enviando e-mails para seu antigo endereço Hotmail, ele receberá as mensagens. Então, não teremos uma enxurrada de hard bounces (e-mails inválidos) no mercado. O problema está em outro aspecto: para aqueles que decidirem receber os e-mails em uma caixa separada da sua Inbox, terão que efetuar duas visitas distintas em sua tela, uma na Caixa de Entrada, que carrega automaticamente no login, e outra na pasta secundária, onde ficarão os e-mails recebidos através do antigo domínio Hotmail.

Levando em consideração que os destinatários poderão dar mais importância à Caixa de Entrada do Outlook em detrimento da caixa secundária do Hotmail.com (mesmo que, neste momento, ambas façam parte do mesmo login e painel de navegação), poderá haver uma queda na taxa de abertura dos enviadores de e-mail marketing. E, qualquer analista de marketing digital sabe que, menos abertura significa menos cliques e conversões. Consequentemente, um ROI menor.

Outro problema pode acontecer em função da queda de aberturas: uma vez que menos pessoas abrirão os e-mails dos enviadores, haverá uma queda no engajamento, que faz parte da equação que determina para onde serão encaminhados os e-mails marketing, se para a Caixa de Entrada, ou a pasta de Spam / Lixo Eletrônico. E aí, inicia-se um círculo vicioso: menos aberturas acarretam menor entregabilidade por baixo engajamento, que levam a menos aberturas por causa do aumento de entregas na pasta Spam, que consequentemente levam a menos aberturas, etc.

É claro que isso não deve significar um impacto muito grande no mercado, mas também significa que todos os gestores devem ficar de olhos abertos com relação aos resultados de entregabilidade e engajamento dos seus e-mails com domínio Hotmail, para evitar surpresas desagradáveis.

Leave Comments

*Required Field
*
*
*

Fale conosco

Suporte
(21) 3328-8187
suporte@email2b.com

Comercial
(21) 3328-8187
comercial@email2b.com

Endereço
Av. Paisagista José Silva de Azevedo Neto, 200 - Bl5 - 424 Barra da Tijuca, Rio de Janeiro - RJ - CEP 22775-056

Cansado de bloqueios

Quer uma ferramenta que atenda você de verdade?