Momento descontraído do evento revela a importância de uma mensagem bem direcionada. E também os efeitos da dissonância cognitiva.

Em determinado momento do Email Evolution Conferente 2010, na palestra “What´s working now in email marketing”, fomos surpreendidos pelo alarme de incêndio do hotel onde o evento está acontecendo: um sinal sonoro muito peculiar tocou duas vezes, seguido da mensagem “A atenção de todos por favor! A atenção de todos por favor! Este é um alarme de emergência de incêndio. Queiram, sem pânico, sair do edifício. Não usem os elevadores”. Obviamente, todo pegamos nossos pertencem e saímos ordeiramente.

Qual foi nossa surpresa ao sairmos quando outro alarme soou com a voz de um visivelmente ofegante chefe de segurança, dizendo: “A atenção de todos, por favor! Voltem para suas atividades normais. Pedimos desculpas pelo alarme falso”. Todos riram e voltaram para a sala do evento.

Dois minutos depois, o alarme de incêndio dizia novamente: “A atenção de todos, por favor”. E novamente o guarda pede desculpas pelo inconveniente. Até que uma sucessão de alarmes atrapalhou nossa reunião por pelo menos uns 20 minutos. Além de incomodar, virou motivo de piada por parte de todos os participantes, que diziam “Hey, may I have your attention, please”!

Naquele mesmo instante, pensei em como era semelhante aquela situação com o uso das mídias de marketing digital e, de modo especial, com o e-mail marketing.

Em um mercado em que 69% dos destinatários reportam um e-mail como spam baseados apenas no assunto (email sender and provider coalition, 2007) e 50% dizem que um e-mail que chega muitas vezes é um spam, é preciso muito cuidado com o que dizemos e quantas vezes dizemos.

Elemento essencial do mix de marketing (Tamara Gielens, 2010), o e-mail precisa ser analisado estrategicamente antes do seu envio de fato. E não é apenas uma questão de layout, mas de comunicação eficiente.

Faça uma análise de seu público-alvo, determine qual o tipo de comunicação que precisará fazer e, principalmente, seja objetivo, transparente e verdadeiro!

O e-mail do remetente deve dizer exatamente quem está enviando o e-mail. O assunto deve ser claro e relacionado com o conteúdo do e-mail (código brasileiro de autorregulamentação para a prática de e-mail marketing). Quem nunca recebeu um e-mail com o assunto “Importante!”, ou “Está fechado!” e quando foi abrir, era um cursinho de técnicas de vendas (técnica? Sei.) ou a venda de um produto para fazer crescer os pelos do braço? Estou certo de que você não abriu mais estes e-mails (na melhor das hipóteses).

Um assunto bem escrito gera muitas aberturas, se enviada para o público-alvo correto. Um assunto mentiroso gera dissonância cognitiva. E, se vc é capaz de nunca voltar até a loja de departamentos que mentiu para você, o que dirá deixar de abrir um e-mail ou solicitar opt-out?

A sua atenção, por favor: alarmes falsos são fogo na roupa! Em caso de não conseguir uma mensagem eficaz, chame um especialista. Não use os enviadores agora.

Leave Comments

*Required Field
*
*
*

Fale conosco

Suporte
(21) 3328-8187
suporte@email2b.com

Comercial
(21) 3328-8187
comercial@email2b.com

Endereço
Av. Paisagista José Silva de Azevedo Neto, 200 - Bl5 - 424 Barra da Tijuca, Rio de Janeiro - RJ - CEP 22775-056

Cansado de bloqueios

Quer uma ferramenta que atenda você de verdade?