Todo ano, nós participamos do e-mail evolution conference, o maior evento de e-mail marketing do mundo. Aqui, profissionais de diversas empresas apresentam novidades, técnicas de retenção e aquisição, aumento de listas, cases de sucesso e trocam muitas informações relevantes.

Um conceito aqui é lei: é preciso investir em estratégias inovadoras para garantir o sucesso. Entre diversas dicas que recebemos aqui em palestras, jornais e e-mails, separamos algumas para que você já comece 2011 colocando em prática o que há de melhor.

Aqui vão algumas dicas da Mailsender para você não esquecer em 2011:

– Integre e-mail com redes sociais: conectar seus e-mails às redes sociais permite uma maior penetração de suas campanhas, assim como abre um canal de mão dupla para a comunicação com seus clientes. Esta conversa sempre se mostra uma valiosa oportunidade para novas conversões, compreensão mais adequada dos desejos dos clientes, entre muitos outros benefícios. (abordaremos este assunto mais profundamente nos próximos posts)

– USE AS ANÁLISES DE SEU SISTEMA. Todo mundo sempre diz que não tem tempo para analisar os dados que os sistemas fornecem, que são muitas informações. Ora, este é um oásis para qualquer profissional de marketing. Quanto mais você sabe sobre quem recebe suas campanhas, mais oportunidades tem de se comunicar melhor, otimizar seu budget e obter maiores conversões. Dados comportamentais, demográficos, de navegação… cruzando estas informações, você pode fazer e-mail marketing para o grupo certo, na hora certa, com as informações e ofertas certas.

– Desenvolva um Call-to-action eficiente: sempre que possível, ofereça a possibilidade de seus visitantes do website fazerem opt-in para obter suas informações. Para os links de compartilhamento em redes sociais, não use apenas o já desgastado “compartilhe”, mas construa frases inteligentes, como “leve esta idéia para seus amigos”, “compartilhe este desconto com seus amigos”, etc… Cada idéia de call-to-action deve ser elaborada de modo a atender uma real necessidade de seus clientes ou incentivá-los a levar benefícios para que ainda não possui.

– Reconheça que o e-mail é uma conversa, não um monólogo. Ainda vemos muitas empresas que insistem em mensagens com “NÃO RESPONDA ESTE E-MAIL”, ou com remetentes frios como “NOREPLY”. Este é um caminho que não se faz há anos! Ao contrário, as mensagens precisam ser humanizadas; os seus clientes precisam saber que há humanos por trás dos e-mails e que suas ofertas são um canal aberto também a sugestões, compartilhamento, enfim, diálogo! Você gostaria de entrar em uma loja e um vendedor o abordasse e dissesse: “veja esta oferta, mas NÃO RESPONDA!”. O seu comportamento será exatamente o mesmo do seu destinatário de e-mail. Pense nisso.

– A landing page deve ser tão boa quanto seu e-mail marketing: de que adianta um e-mail super elaborado, se a página para onde ele leva é pouco convidativa, feia, desorganizada e pouco funcional? A conversão depende justamente deste passo no processo! A página precisa ser funcional, conter informações relevantes e claras e possuir uma inteligente estrutura de call-to-action, visto que, se você compartilha seu conteúdo em redes sociais, invariavelmente você terá visitantes não oriundos diretamente do e-mail, que são potenciais novos opt-in para sua base!

– Testar, testar, testar. Quando produzir uma campanha, experimente variações de layout, assuntos do e-mail, rementes, horários e dias, entre vários outros aspectos passíveis de avaliação. Experimente estas variações com clusters de sua base e veja como se comportam. Esses comportamentos é que irão ditar qual o remetente mais funcional, qual assunto leva a mais aberturas (7 em cada 10 pessoas irá decidir se abre ou não seu e-mail por causa dele), qual layout gerou mais cliques em determinado produto, etc. Em outras palavras, testar leva você a ter mais conversões, ou seja, um ROI cada vez melhor. Mas, lembre-se: testar deve ser uma constante, pois, se uma campanha funcionou uma vez, não significa que funcionará para sempre.

– Inclua elementos de suporte em sua campanha e/ou na landing page. É simples: se sua campanha é de vendas de um produto que você sabe que não gerará vendas, exceto se oferecer uma demo do produto, então inclua um link para esta demo!

Estas foram algumas dicas que você não pode esquecer em 2011. Nos próximos posts, iremos aprofundar um pouco estas e outras informações obtidas aqui no E-mail Evolution Conference!

Leave Comments

*Required Field
*
*
*

Fale conosco

Suporte
(21) 3328-8187
suporte@email2b.com

Comercial
(21) 3328-8187
comercial@email2b.com

Endereço
Av. Paisagista José Silva de Azevedo Neto, 200 - Bl5 - 424 Barra da Tijuca, Rio de Janeiro - RJ - CEP 22775-056

Cansado de bloqueios

Quer uma ferramenta que atenda você de verdade?