No post anterior da nossa série, introduzimos algumas regras básicas para quem está construindo listas de e-mails.
Existem diversas formas de obter novos assinantes para sua lista de e-mails. O mais importante é ser sempre relevante! Se seu site e seu conteúdo forem atraentes, obterão assinantes e excelentes informações.
Métodos Online mais usados
Destaque no topo do site
Simples e direto! Uma vez que um usuário esteja navegando no seu site, esta é uma oportunidade para convidá-lo a fazer parte da lista de pessoas que receberá ofertas. Uma vez que o usuário esteja visitando o seu site, isto se deu porque ele foi atingido por uma publicidade sua (online ou offline), porque realizou uma busca por um de seus produtos (ou temas) em algum mecanismo de busca e os resultados orgânicos (ou patrocinados) apontaram para o seu endereço ou porque alguém indicou o seu site. De qualquer maneira, o usuário está em um momento propício, de interesse, que deve ser aproveitado.
Destaque em artigos e posts, seja no início ou no final
Sempre que você escreve um artigo ou faz um post no seu blog, é óbvio que está esperando por audiência. Esta audiência, uma vez que tenha encontrado a sua postagem (e a considerado relevante) provavelmente estará mais disposta a receber recomendações. Uma delas é a de assinar seu conteúdo através do opt-in para o E-mail Marketing, que pode ser sugerido em um destaque no início do post ou no final (ou até mesmo em ambos).
Convite junto a outros canais de informação
Você pode se aproveitar da grande oportunidade que é ter assinantes em outros canais digitais. Por exemplo, se possui seguidores no twitter ou curtidas no Facebook, esta é uma chance de atrair atenção para conteúdos exclusivos de e-mail. Uma twittada ou uma postagem na facebook que façam menção a este conteúdo exclusivo e oferecer uma alternativa de cadastro. Pronto! Eles já gostavam do seu trabalho e já eram “assinantes” de outros canais. Só estão estabelecendo mais um elo com você.
Durante o processo de cadastro para compras
Quando um usuário se torna seu cliente é o melhor dos mundos. Você atingiu o seu objetivo, de conversão. Mas, para que haja a recompra, um relacionamento adequado e de longo prazo, é preciso que você mantenha seus clientes próximos a você. Isso pode ser obtido através do armazenamento de informações no cadastro de compra. Obviamente, o e-mail de seu cliente não será apenas uma informação de login na área do cliente, mas uma poderosa ferramenta de comunicação.
No próximos posts desta série, falaremos sobre iscas digitais e processos de envio de e-mail marketing em parceria!