Sempre que falamos em design para a construção dos HTMLs de suas campanhas de e-mail marketing, lembramos que o cenário atual de interação dos destinatários é bem mais complexo, com estes usuários lendo seus e-mails nos mais diversos dispositivos: tablets, smartphones, notebooks de todas as resoluções de tela, SmarTVs, plataformas de jogos, etc.
Cada um destes dispositivos carrega e renderiza os conteúdos dos e-mails de uma maneira diferente. Portante, é preciso ficar atento!
Uma pesquisa recente mapeou as interações dos destinatários e percebeu um tendência de comportamento: o dispositivo utilizado para a leitura dos e-mails depende da hora do dia!
As predominâncias são:
Período da Manhã – Smartphones
Horário Comercial – PCs
Período da Noite – Tablets
Estas informações, uma vez conhecidas, fazem todo o sentido, se levarmos em consideração nosso próprio comportamento diário – pelo menos quando estamos envolvidos com trabalho e demais atividades do cotidiano: observar os primeiros e-mails do dia no celular, seguir com e-mails abertos no horário do trabalho e usar tablets no horário da noite, para ler nossos e-mails, atualizações do Facebook, consultar a programação da TV a Cabo ou assistir a um vídeo interessante no Youtube.
Mas, na prática diária, o que isso significa para quem desenvolve HTMLs para e-mail marketing?
Um HTML específico para cada horário do dia? Inviável, não? Seria preciso, no mínimo, 3 modelos diferentes de HTML para cada horário, apostando que a pesquisa esteja certa para 100% dos seus destinatários, o que seria muito falho.
Fazer um HTML responsivo, a grande moda do momento, na minha opinião, também não seria interessante. O motivo? Nem todos os webmails e programas de e-mail estão prontos para ler o CSS complexo que seria necessário para fazer com que os elementos de um e-mail marketing fossem reorganizados de acordo com o dispositivo. Obviamente, não estou descartando o design responsivo! Ele é fundamental para websites e landing pages, é claro! Mas o e-mail marketing ainda não chegou lá.
O ideal é criar um HTML que seja amigável para a maioria dos dispositivos. Isto é, tomando o devido cuidado com as dimensões do HTML (largura e altura) e com a quantidade (e peso) de imagens utilizadas. Os serviços de internet 3G brasileiros ainda estão aquém do desejado. A demora no carregamento de imagens é uma das principais causas de desistência de leitura de e-mails em geral.
Isso significa que fazer e-mails 100% em imagem, nem pensar, ok? Lembre-se também que os smartwatches estão chegando por aí!
Após testes realizados pela Mailsender Expanded, observamos que HTMLs que prezam pelo design amigável tiveram excelente carregamento em mais de 75% dos dispositivos, webmails e programas de e-mail pesquisados. Isso permite que uma campanha tenha as mesmas chances de sucesso em quaisquer dispositivos utilizados para sua leitura, pois a experiência do destinatário não será prejudicada.
Pense no design de suas campanhas levando em consideração o comportamento de seus destinatários.