Recentemente, a Return Path, líder mundial de monitoramento de reputação e certificação de email, publicou um novo estudo comparativo de entregabilidade e os números são alarmantes para quem faz e-mail marketing. A entregabilidade dos e-mails comerciais na caixa de entrada despencaram na segunda metade de 2011.
“”
Para chegar a esses números, a Return Path analisou 1,1 milhão de mensagens, 142 ISPs e 34 países.
Globalmente, os índice apontam para uma média de 76,5% de e-mails na INBOX, 8,4% na caixa de SPAM e 15,1% PERDIDOS (não chegam a lugar nenhum).
Para o Brasil, as más notícias não param por aí. O mercado nacional amarga um resultado pior: somente 64,5% dos e-mails comerciais no Brasil são entregues na INBOX, 22,4% na Caixa de SPAM e 13,1% caem no “buraco negro” dos provedores. O estudo aponta que os profissionais de marketing brasileiros ainda estão com dificuldades em entender o panorama de entregabilidade, e poucos estão usando mecanismos de monitoramento de reputação para avaliar seus resultados e buscar soluções.
Enquanto isso, os provedores aumentam cada vez mais seus mecanismos de filtragem de e-mails, sacrificando a entrega de e-mails autorizados, para tentar conter o spam.
Os números não surpreendem muito para quem acompanha o movimento dos ISPs nos últimos meses, apenas confirma que para enviar e-mail marketing e alcançar bons resultados as empresas devem estar preparadas para gastar mais tempo com planejamento. Não adianta nada enviar milhões de e-mails e ninguém abrir por que chegou na lixeira, né?
As palavras do momento são reputação, entregabilidade e engajamento. Para quem não sabe, o filtro engajamento do destinatário aumentou de valor dentro dos provedores.
Para fazer o download da pesquisa em português clique no link: http://br.returnpath.net/landing/12Q1_deliverabilitybenchmark