Uma técnica interessante para quem não possui grandes bases de e-mail, mas precisa ter rápida penetração no mercado, sem se comportar como spammer, comprando bases, é o envio em parceria. E é sobre ele que a gente vai falar neste vídeo da nossa série sobre o CAPEM.
Quando duas empresas possuem um público-alvo em comum, o envio em parceria se mostra como uma alternativa prática e inteligente para oferecer seus produtos para novas pessoas, sem necessariamente possuir o opt-in. Como isso funciona?
Vamos supor que a empresa A possui uma base de e-mails que é interessante para a empresa B. Então, a empresa B faz uma campanha dirigida aos e-mails da empresa A. A regra para isso, é que o opt-in dos e-mails da empresa A tem que ter sido autorizados também para o recebimento de e-mails de parceiros, como nos orienta o CAPEM:
“O responsável pela Base de Destinatários com a qual mantém relacionamento deverá disponibilizar mecanismo de adesão nos termos do Art. 2º, inciso XII (Optin) do presente Código, para obter permissão para enviar campanhas de Email Marketing de Parceiros”
Agora, não é só sair enviando e-mails para a lista dos outros. Quem é o enviador de fato, é a Empresa A. Ou seja, a empresa A envia um e-mail, com seu próprio remetente, para sua própria lista, se identificando como empresa A, e dizendo que irá apresentar e ofertar produtos ou serviços da empresa B. Olha o que o código diz a respeito:
“O endereço eletrônico no campo “Remetente” deverá ser aquele por meio do qual a pessoa física ou jurídica que detêm o relacionamento com a Base de Destinatários pode ser contatada pelo Destinatário”
O opt-out, ou descadastramento, deverá contar com regras específicas também:
“Deverão ser disponibilizadas, além dos recursos obrigatórios de descadastramento, nos termos do Art.6º, 2 (duas) outras alternativas específicas para o descadastramento de envio de Parceiros, uma para exclusão de envio de Email Marketing com o conteúdo daquele Parceiro em particular, cuja identificação deve estar clara, e outra para exclusão de envio de Email Marketing de todas as Parceiras do Remetente”
Isso quer dizer que seu opt-out precisa ter, além de uma opção para não receber mais os e-mails da empresa A, um opt-out específico para não receber mais e-mails do parceiro (a empresa B) e mais um terceiro opt-out para descadastramento de todos os parceiros possíveis.
Na prática, as empresas ainda não estão sendo cobradas por este opt-out diferenciado. Mas, é preciso levar em consideração as preferências dos destinatários e o risco que se corre em sofrer um opt-out se as campanhas de parceiros forem muito frequentes. A palavra de ordem é equilíbrio.
Continue lendo a nossa série! Entender como funciona o e-mail marketing e conhecer as orientações do CAPEM fazem toda a diferença para que suas campanhas sejam bem aceitas e formem um relacionamento saudável com seus destinatários. E-mail marketing é coisa séria! O resto é Spam!