Continuando com a nossa série sobre o CAPEM (Código de Autorregulamentação para a Prática de E-mail Marketing), vamos falar neste vídeo sobre o campo assunto do e-mail, ou subject. Segundo o CAPEM, assunto é: “a informação contida no campo apropriado à escrita do título (campo “Assunto:/ Subject:”) do cabeçalho da mensagem”. Ou seja, é o que identifica o conteúdo do seu e-mail para o destinatário.
As boas práticas em e-mail marketing nos ensinam que o assunto do e-mail é importante para promover a abertura de e-mails. Aliás, 7 em cada 10 mensagens de e-mails são abertas por causa de seus assuntos.
Só que muita gente acha que o assunto é uma boa oportunidade de enganar. Já que é pra convencer, usam de tudo, inclusive mentiras.
Quem nunca recebeu um spam com o assunto “Proposta” e acabou abrindo, pensando se tratar de um negócio?
Pois é. O CAPEM condena totalmente esta prática e dá a orientação final a este respeito:
“Assunto (deve ser) sempre relacionado ao conteúdo do email, de fácil identificação pelo Destinatário”
Isso significa que o assunto de um e-mail deve falar exatamente sobre o que está sendo abordado no e-mail, sem mascarar seu conteúdo e seu propósito.
Agir de maneira diferente disso é considerado SPAM. Seu e-mail pode ser denunciado e, poderá sofrer bloqueios severos por atitudes como esta.
O assunto precisa ser atraente, inteligente e, acima de tudo, verdadeiro.
Se você precisa fazer uso de outros artifícios para convencer seus destinatários a abrir seus e-mails, está na hora de repensar sua estratégia.
Continue lendo a nossa série! Entender como funciona o e-mail marketing e conhecer as orientações do CAPEM faz toda a diferença para que suas campanhas sejam bem aceitas e formem um relacionamento saudável com seus destinatários. E-mail marketing é coisa séria! O resto é Spam!