A sociedade da urgência, da compra por impulso, da conveniência, da exclusividade e da oportunidade dá as caras também no marketing digital, através do e-mail marketing.
Uma pesquisa da ComScore, divulgada no último congresso da DMA, nos Estados Unidos, e publicadas na Revista da ABEMD em artigo do presidente do comitê de e-mail marketing, ressalta a cultura de urgência nas compras on-line através do e-mail marketing.
Veja que dados interessantes e reveladores:
A urgência que aumenta vendas. Ou: Como um pequena mudança no assunto do e-mail e em sua abordagem pode realizar milagres.
- Ofertas de apenas um dia geram 25% a mais de aberturas.
Uma oportunidade perdida? Aquele produto com uma promoção que o consumidor espera há tempos e ele só teria 1 dia para decidir pela compra. Mas será que o preço é interessante? Parece cruel, não é? Nem tanto. Às vezes o consumidor só está esperando pelo momento certo para efetuar o pedido. Abrir o e-mail para conferir se a oportunidade de ouro finalmente chegou (quando tudo o que se tem é apenas 1 dia) é a medida mais segura para o consumidor. Por isso, o aumento nas aberturas é previsível.
- Ofertas exclusivas para e-mail geram 14% a mais de conversões.
Seu sorvete predileto é vendido em qualquer padaria de esquina ou é preciso ir ao lugar certo (e, às vezes, único) que tem a desejada guloseima? Exclusividade de canal faz diferença. Se o consumidor notar que sua oferta pode ser obtida diretamente pela homepage ou até mesmo no site de e-commerce que ele já costuma comprar, talvez sua comunicação não gere qualquer efeito. Porém, se a oferta for realmente única, e mais, apresentada somente para quem acessá-la utilizando o e-mail como canal, isso torna-a especial. As aberturas tenderão a um aumento, assim como as conversões.
- Ofertas com data limite geram 38% mais aberturas.
Aqui vale a regra das ofertas de apenas um dia. A diferença está na amplitude da ação. Ao invés de um dia, a ação promete uma oferta por um período de tempo (que não é indeterminado). Desta maneira, o consumidor pode ficar “namorando” o produto que deseja por mais tempo, gerando revisitas. E dá tempo aos mais esquecidos/ocupados de olhar a caixa de e-mail com mais critério após as primeiras (e cruciais) horas da campanha. Isso fortalece a ação por mais algum tempo, proporcionando uma chance maior de aumento nas aberturas. E, você sabe: mais aberturas são oportunidades para mais conversões.
Em outras palavras, quando seu e-mail marketing se mostra como uma ferramenta de oportunidade para o destinatário (seu comprador em potencial), ele tende a buscar uma maneira de não perder esta oportunidade, que poderia ser deixada para outra momento ou repensada, se não fosse o prazo curto de disponibilidade da oferta.
Além disso, se a oferta é “somente/exclusiva para e-mail marketing”, ou seja, não pode ser acessada por outros canais, como a homepage do site, isso faz da campanha de e-mail uma poderosa ferramenta de vendas, pois dá o tom de exclusividade no diálogo com o assinante de newsletter.
Experimente estas alternativas estratégicas em suas campanhas e compare os resultados!