Saiu hoje no Cotidiano Digital a nova etapa do estudo do IDC sobre o comportamento e preferências dos usuários de TI na América Latina. Veja a matéria abaixo ou se preferir entre no site do Cotidiano Digital clicando aqui
………………………….
Maioria dos usuários de TI da região consultam mensagens relacionadas à sua profissão pelo dispositivo móvel. Brasil tem o menor índice, com 50%. Argentina lidera com quase 70%. A pesquisa é da IDC
Cotidiano Digital – Da Redação
A IDC América Latina apresentou mais uma etapa do estudo sobre o comportamento e as preferencias online dos usuários de TI na América Latina. Na primeira fase do estudo, foi percebido que 70% dos entrevistados assistem a vídeos online relacionados às suas profissões. Desta vez, a pesquisa ressalta a força do e-mail marketing, outra ferramenta muito utilizada na região e que 62,2% dos entrevistados consultam, em seus aparelhos celulares, quando os conteúdos das mensagens estão relacionados às suas carreiras.
“Essa parece ser uma tendência-chave na América Latina e os profissionais de marketing devem considerar também os desafios da falta de padronização, como a diversidade de dispositivos e as diferenças de linguagem de programação”, diz Luciana Sário, Gerente de Marketing da IDC na América Latina.
Entre os países da América Latina pesquisados, a Argentina é o que mais se destaca no assunto, com índice de 69,41% de usuários que lêem e-mails marketing em seus telefones. Na sequência figuram a Venezuela (67,50%), o Chile (65,48%), a Colômbia (63%), o México 60% e, por último, o Brasil (50%).
“É importante lembrar que o e-mail marketing está no centro das atenções das empresas e é uma ferramenta tão usada quanto o website. O crescimento do número de e-mails e as novas formas de acessá-los desencadearam uma grande competição na caixa de entrada dos usuários de TI. Com o e-mail marketing, é possível levar ao público-alvo as informações que eles estão esperando. E isso proporciona resultados superiores às companhias”, completa a Gerente de Marketing da IDC América Latina.
Com o surgimento das redes sociais, o e-mail marketing se tornou um conector digital entre todas as comunicações. Para Luciana Sário, essa ferramenta assumiu um papel muito importante, agrupando todos os elementos como Web 2.0, blogs, vídeos online, sites de relacionamento etc. “As redes sociais colocam o e-mail marketing como o rei do compartilhamento. Hoje basta adicionar nessa ferramenta a opção de compartilhar a mensagem, que logo a notícia é espalhada em todo o mundo. É fundamental desenvolver uma estratégia de marketing que inclui todos os componentes que interagem, como o Mobile Marketing e Social Media”.