Uma novidade no webmail do Gmail pode ser vista nas últimas semanas: novas Guias de organização automática das mensagens de e-mail:
Segundo o Gmail, as mensagens já são categorizadas automaticamente, mesmo que o usuário não utilize o serviço de Abas. Por isso, o usuário pode ativar ou desativar o serviço quantas vezes desejar, além de escolher quais Abas farão parte de sua organização.
A promessa do Gmail é a de melhorar a experiência do usuário, uma vez que ele poderá encontrar mais rapidamente os conteúdos de seu interesse, dentro de uma interface amigável e de fácil navegação.
Nós testamos a nova interface e, de fato, ela é bem interessante e bonita. Mas, como era de se esperar, há diversas falhas de categorização. E-mails promocionais pararam na caixa principal e alguns diálogos foram para promoções. A aba que se mostra mais precisa é a “Social”, que reúne e-mails originados pelos serviços como Facebook, Youtube, Twitter, etc…
A pergunta é: se as mensagens serão organizadas em Guias, isto diminuirá o interesse dos usuários por mensagens de e-mail marketing? Tudo é uma questão de estratégia. Se os e-mails são enviados sem segmentação, com uma mensagem genérica e varejista (no sentido de se preocupar apenas com a venda de qualquer coisa para qualquer um), pode ser um tiro no pé. O usuário não é bobo e reconhece rapidamente um e-mail que não irá interessá-lo.
Entretanto, se as mensagens são interessantes para o destinatário, ele irá buscá-las em sua pasta correspondente. É como uma postagem de um blog que o destinatário considera interessante, ou um informe do banco, um calendário de atividades de seu clube, ou promoções de seu clube de descontos, resultados de promoção, etc.
O E-mail Marketing está evoluindo, como era de se esperar, e mais novidades virão por aí. Já tivemos acesso à tecnologias em Beta que permitirão até que compras sejam realizadas no corpo do e-mail, sem a necessidade de visitar o website da empresa. Mas isso ainda é um futuro um pouco distante.