Oi Pessoal,

Estou divulgando a reportagem de Isabela Assis, do Portal NOSDACOMUNICACAO.COM, a respeito do Nanomarketing aplicado ao e-mail marketing. Aloísio Sotero, diretor de marketing da Dufry, explicou a repórter como a empresa vem alcançando excelentes resultados com suas vendas online.

…………………………….

Nanomarketing: o cliente como ele é

Com a constante mudança de comportamento do consumidor, empresas buscam, cada vez mais, o diferencial competitivo em um mercado com grande quantidade de produtos e serviços semelhantes. A alternativa encontrada pelos profissionais de marketing foi o desenvolvimento de processos para atrair e fidelizar clientes. Um deles é o nanomarketing, que ao identificar, coletar e organizar, de forma inteligente, os hábitos, as preferências e as atitudes de clientes por meio de minuciosa pesquisa, promove maior comunicação e interação entre o que o mercado deseja e o que as empresas têm para oferecer.

A tecnologia é a grande aliada no processo de identificação de públicos-alvo. Em função disso, ações de e-mail marketing tornaram-se fundamentais, como explica Priscila Gonçalves, diretora de marketing da Mailsender Tecnologia: “Duas grandes vantagens do e-mail marketing são a mensuração e a interatividade. Por isso, é a ferramenta de marketing direto de maior demanda atualmente nas empresas. Cada ação de mala direta on-line gera informações detalhadas do comportamento do destinatário em tempo real, como taxa de abertura por dia e hora, links mais clicados e navegação no site de destino. Enfim, a tecnologia permite mapear e-mail por e-mail. O conceito de nanomarketing se encaixa aí.” E acrescenta: “As informações estão disponíveis para que as empresas possam trabalhar internamente, com sua equipe de Database Marketing, a melhor forma de identificar, segmentar perfis de comportamento e criar futuras ações orientadas para uma comunicação cada vez mais individualizada.”

A Dufry é uma das empresas que têm conseguido aumentar a freqüência de compra dos clientes em suas lojas por meio do nanomarketing. “Trata-se de um marketing direcionado a nichos, voltado para os microssegmentos do mercado”, explica Aloísio Sotero, consultor-executivo de marketing direto da empresa. Por meio dos levantamentos sobre os perfis dos clientes, a Dufry identificou 120 grupos divididos em 12 categorias, tais como perfumes, cosméticos e eletrônicos, entre outros. Dentro da categoria perfumes, por exemplo, há um grupo de clientes que se identifica com fragrâncias cítricas. Para eles, será priorizado o envio de e-mails com informações sobre perfumes com essa característica.

Segundo Sotero, o processo de aprendizagem da empresa sobre hábitos, preferências e atitudes dos clientes demanda tempo e paciência. “O comportamento do comprador pode modificar de acordo com as circunstâncias. Quando um cliente embarca, geralmente, compra produtos que consumirá na viagem. No desembarque, o mesmo cliente pode adquirir produtos bem diferentes, como caixas de whisky”, exemplifica.

O nanomarketing aplicado ao e-mail marketing pode provocar o encantamento do cliente, de acordo com Priscila Gonçalves. “Qualquer pessoa gosta de ser vista como única e não como número ou e-mail a mais. O site da Amazon foi sucesso mundial quando atingiu níveis nunca vistos de personalização em seu site. Por meio do comportamento do cliente, a Amazon fornecia uma página individual, de acordo com a navegação, a busca e os interesses. O ‘estado da arte’ do e-mail marketing é justamente este: criar uma comunicação totalmente personalizada para o destinatário”, explica.

Há quatro anos, a Dufry investe em nanomarketing. Além de aumentar a freqüência de compras nas lojas, a nova ferramenta tem sido utilizada como instrumento para orientar as aquisições da empresa nos fornecedores. Apesar das vantagens da aplicação do nanomarketing nas ações de e-mail marketing, ainda há poucas empresas que utilizam essa estratégia. “Vários fatores justificam. Podemos citar alguns deles, como falta de mão-de-obra qualificada, departamentos de marketing on-line reduzidos, falta de verba para aquisição de software de CRM e tempo. O e-mail marketing é uma ferramenta nova e a internet comercial tem pouco mais de 12 anos no Brasil. Portanto, ainda estamos aprendendo. E, como todo aprendizado, precisamos de tempo, disciplina, paciência e interesse”, observa Priscila.

Leave Comments

*Required Field
*
*
*

Fale conosco

Suporte
(21) 3328-8187
suporte@email2b.com

Comercial
(21) 3328-8187
comercial@email2b.com

Endereço
Av. Paisagista José Silva de Azevedo Neto, 200 - Bl5 - 424 Barra da Tijuca, Rio de Janeiro - RJ - CEP 22775-056

Cansado de bloqueios

Quer uma ferramenta que atenda você de verdade?