Quem faz e-mail marketing com seriedade sabe o que é Sender Score. Em poucas linhas, ele serve como indicador de reputação de um IP que dispara campanhas de e-mail marketing. O ideal é o Sender Score estar o mais próximo possível de 100 pontos. Existem estudos que apontam que a entrega na Inbox está diretamente relacionada a um Sender Score alto.
Para gerar esse índice são levados em consideração o volume de e-mails, histórico de envio do remetente, percentual de e-mail inválidos na base de emails, blacklists, bloqueios em provedores e número de complaints (cliques em Isto é Spam).
Qualquer interferência pode afetar o Sender Score e mudar resultados de entrega inexplicavelmente, visto que os provedores não se sentem obrigados a informar sobre mudanças ou problemas na sua infraestrutura.
Cabe as empresas de e-mail marketing monitorar essas oscilações.
Justamente por isso, a Mailsender detectou na semana passada falhas nos índices de complaints de diversos IPs do mercado. Acreditamos que os dados estão incorretos por conta de um grande provedor que não está avaliando corretamente o percentual entre complaints X volume diário de e-mails. Por causa disso, os Ips perderam pontuação e reputação. Dependendo da queda, alguns Ips podem levar mais de 30 dias para se recuperar. Perder é fácil, mas ganhar leva tempo.
Infelizmente, é um efeito dominó! Se o sender score está ruim, a entrega na Inbox não vai ser boa também.
Recomendamos a todos que continuem com seus disparos de e-mail marketing normalmente, e não levem em consideração as métricas dos últimos sete dias para avaliar queda nos resultados em consequência de bases com problema ou campanhas que não estão surtindo efeito desejado. Esperamos que os índices voltem ao normal em breve.