A Return Path, empresa líder mundial em Email Intelligence, liberou uma pesquisa inédita no mercado sobre o impacto da taxa de cliques do destinatário em THIS IS NOT SPAM – TINS nos provedores de internet. Muito se fala no impacto dos cliques THIS IS SPAM (complaints) na reputação das empresas que fazem uso de e-mail marketing, mas é justamente o percentual de TINS que pode avaliar o tipo de engajamento que um destinatário tem com a empresa remetente. Segundo a Return Path, o TNIS pode ser considerado o índice de relacionamento.
A pesquisa foi realizada no primeiro trimestre de 2013, e os resultados servem para nos mostrar a baixa taxa de engajamento dos destinatários. Pouquíssimos resgatam um e-mail da pasta de SPAM clicando no botão TINS. Segundo a pesquisa, o índice geral é de apenas 0,17% de cliques em TINS.
Os provedores estão cada vez mais atentos a métricas relacionadas ao engajamento do destinatário com suas mensagens e remetentes. Através desse conhecimento, os filtros anti-spam tomam “decisões” sobre onde colocar novas mensagens vindas de um domínio.
No passado, as regras de entregabilidade dentro dos provedores estavam baseadas principalmente na reputação dos IPs (endereço do servidor na web), e as ESPs (Email Service provider) tinham mais responsabilidade por manter taxas altas de entrega na INBOX .
Com a sofisticação dos filtros inteligentes anti-spam, os provedores estão preocupados em descobrir se estão fornecendo para seus clientes conteúdos realmente relevantes. Com isso, domínios diferentes compartilhando um mesmo IP e liberando campanhas na mesma hora e dia, apresentam resultados de entrega completamente diferentes.
Como ter acesso aos índices de TINS? Só os provedores sabem. Apenas podemos recomendar a todos o uso de todas as Boas Práticas no E-mail Marketing. Se os seus e-mails são relevantes, com certeza uma parcela maior vai se importar em resgatar as suas mensagens da pasta de SPAM.