Brasileiros viciados em checar e-mails! Está na Decision Report do dia 21/10/2010.
——————–
Decision Report
Os brasileiros conferem seus e-mails pessoais e corporativos de qualquer lugar, mesmo fora do ambiente e horário de trabalho. Essa é a conclusão da pesquisa “Consumerização de TI”, patrocinada pela Unisys e conduzida pelo IDC. O objetivo é divulgar como os equipamentos pessoais e as redes sociais, estão ganhando espaço nos escritórios, o que pode afetar organizações e seus funcionários.
Cerca de 17% dos brasileiros informaram acessar seus e-mails do trabalho quando estão em cultos religiosos, mais do que o dobro apontado nos Estados Unidos (7%), Europa (5%), Austrália e Nova Zelândia (4%). No Brasil 36% dos entrevistados verificam e-mails quando estão em aviões, australianos e neozelandeses (19%), superando os europeus (24%) e os norte-americanos (22%). Além disso, 21% dos funcionários brasileiros iWorkers (funcionários aficionados por tecnologia) leem e-mails enquanto estão dirigindo.
“Estes dados demonstram que a consumerização de TI já é uma realidade tanto para os funcionários como para as organizações no Brasil, que precisam entendê-la e explorá-la cada vez mais”, conclui Paulo Roberto de Carvalho, diretor de negócios da área de Outsourcing e Serviços de Infraestrutura da Unisys Brasil e América Latina.
A pesquisa foi realizada em duas fases em vários países do mundo. No Brasil, foi realizada com entrevistas a 301 trabalhadores usuários de celulares, smartphones, laptop, e redes sociais de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Porto Alegre, Belo Horizonte, Curitiba, Salvador e Fortaleza. A segunda fase entrevistou 100 executivos de diversas empresas localizadas no Brasil. Globalmente, o estudo entrevistou aproximadamente 650 tomadores de decisão na área de TI em 10 países.