Vamos fazer uma breve análise de caso: você possui uma lista que está construindo há muito tempo, ou acaba de assumir o departamento de marketing que tem uma lista há 5 anos e está entregue às moscas. O que fazer para validar este conteúdo e retomar o relacionamento (se é que houve algum).
Bem, o primeiro problema a ser levado em consideração é que a lista, certamente, terá um índice altíssimo de bounces. Então, realizar um envio de teste com toda a lista é uma opção a ser descartada, pois gera custos e bloqueios desnecessários.
A solução, segundo a especialista Tamara Gielen, é simples: “vamos por partes”. Do registro mais recente para o mais antigo, divida a lista em várias partes. Faça o primeiro envio com a lista mais nova. Faça a coleta de dados e veja o número de bounces. Parta para a lista seguinte.
Após alguns envios, o índice de bounces estará severamente alto. É hora de parar. Descarte todo o restante da lista e retome o relacionamento daí.
E o conteúdo? Bem, se há muito tempo ninguém fala com o destinatário, é justo que a mensagem seja de retomada. Mas, nada de pedir aprovação novamente. Apenas informe que ele já se inscreveu. Se depender da interação do destinatário para “reconfirmar” o opt-in, terá uma grande perda de base, já que o benchmarking de cliques em campanhas é de 6,2%!
Ainda há muito EEC 2010 pela frente. Até o próximo post.