INDICADORES DE PERFORMANCE NO E-MAIL MARKETING: A taxa de conversão (conversion rate) avalia o número de destinatários que efetuaram uma ação desejada. Ela é diferente do ROI, pois não envolve um valor monetário, apenas ações: o clique em um call to action, o preenchimento de um formulário, uma inscrição realizada, uma reposta, etc. Veja:
Se, por exemplo, em uma campanha enviada para 245.000 e-mails, onde 7.000 destinatários abriram o e-mail e 180 efetivaram compras, qual seria a taxa de conversão?
Taxa de conversão = 180 x 100 / 7.000 = 2,57% de conversão.
A avaliação de sucesso desta taxa depende dos critérios estabelecidos pelo gestor de marketing digital. Além disso, se por exemplo, em ações anteriores a média de conversão é de 3,9%, esse teria sido um resultado abaixo do esperado. Mas, se a média era de 2,1%, significa evolução.
Para obter maior taxa de conversão, é preciso avaliar a peça de e-mail como um todo, evitando aquelas construídas somente com imagens, oferecendo um call-to-action atraente e desenvolvendo landing pages exclusivas para suas ações.
Uma ação de e-mail começa seu sucesso nas aberturas, pois as ações só poderão ser realizadas uma vez que o destinatário acesso o seu conteúdo na caixa de entrada. Veja aqui como melhorar suas taxas de abertura (acesse este link).