INDICADORES DE PERFORMANCE NO E-MAIL MARKETING: A taxa de crescimento (list growth) é o acompanhamento percentual do crescimento da sua base de e-mails (válidos / inválidos), engajamento e conversão (traz ou não resultados).
Em outras palavras, através desse indicador é possível avaliar o crescimento real da sua base de e-mails, a efetividade de sua ação em termos de engajamento e conversão, e também quanto desse crescimento será infrutífero para novas ações de vendas em razão de e-mails inválidos, o que é um ótimo termômetro para seus formulários e métodos de cadastramento.
Por exemplo, se você tem 10.000 e-mails na sua base atual e através de uma ação conseguiu novos 3.500 e-mails, sendo 2.800 válidos, sua taxa de crescimento seria calculada assim:
Taxa de crescimento = (2.800 x 100) / 10.000 = 28% de crescimento.
Ou, seja, em nosso exemplo, a ação gerou um crescimento real de 28% na base de e-mails existentes.
Para calcularmos a efetividade de sua captação (e se você precisa melhorar ou até mesmo substituir seus métodos atuais de cadastramento de e-mails), use a fórmula abaixo:
Tomando ainda nosso exemplo acima, verificamos que existem 3.500 e-mails captados, mas apenas 2.800 são válidos.
Taxa de efetividade = 2.800 x 100 / 3.500 = 80%
Isto é, 20% dos e-mails captados na ação não serão aproveitados. Sua base deixou de crescer 35% para crescer apenas 28%. Coloque na ponta do lápis o seu custo por lead e entenda o prejuízo, ou o seu ticket médio e entenda o potencial de lucro perdido. Se você usar estes e-mails ruins em sua ferramenta de e-mail marketing, ainda amargará resultados ruins de reputação em suas campanhas.
E como melhorar minhas práticas e obter o melhor resultado possível na captação de novos e-mails?
O primeiro passo é focar nas estratégias de iscas digitais, pois o custo é normalmente baixo e tem boa receptividade. Isso não descarta as iscas off-line, como participação em eventos, distribuição de brindes e degustações, etc.
Também é preciso testar e avaliar suas estratégias de permissão (opt-in, double opt-in, soft opt-in) no sentido de aplicar cada uma no melhor momento para evitar o desperdício com os e-mails inválidos. Ferramentas de validação em tempo real (conheça acessando aqui) também são extremamente úteis.